quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Puma

 
              Puma é um mamífero quadrúpede da ordem carnívora sendo um género da família Felidae que agrupa duas espécies de felinos . É um animal que vive solitário e costuma caçar no final do dia. É o segundo mais pesado felino da América, ficando somente atrás da onça pintada.
              O ancestral comum dos atuais géneros Leopardus, Lynx, Puma, Prionailurus, é Felis e migrou para a América pelo estreito de Bering há entre 8 e 8,5 milhões. Os estudos mostraram que o puma e o jaguarundi são mais próximos entre si que do guepardo moderno, mas a sua linhagem exata permanece ainda por resolver. A linhagem do puma divergiu há 6,7 milhões de anos dando origem aos ancestrais do guepardo, puma e jaguarundi .Há dois ou três milhões de anos, durante o Grande Intercâmbio Americano, os felinos da América do Norte (e entre eles, os ancestrais do puma e do jaguarundi) invadiram a América do Sul a seguir à formação do istmo do Panamá .
               Este animal, quando adulto, pode chegar a medir até 2,40 m de comprimento, atinge até 65 cm de altura e seu peso pode chegar a 100 kg. A expectativa de vida do puma é, em média, de 15 anos. A maturidade sexual ocorre entre dois a três anos, a gestação (que ocorre de dois em dois anos) dura em torno de 90 dias e o número de filhotes que nascem oscila entre dois e quatro. Os filhotes abrem seus olhos depois dos primeiros dez dias e ficam com a mãe durante os primeiros vinte meses.
                A pelagem do puma é de cor bege, podendo apresentar variações que vão da cor cinza à cor ferrugem ou marrom. O comprimento do seu pelo varia de acordo com a temperatura do habitat do animal, ou seja, em climas frios o pelo do puma é mais comprido.
                Da mesma forma que os outros felinos o puma é um predador bastante eficaz, pode caçar animais pequenos, como pequenos roedores, insetos, peixes ou coelhos e também animais de grande porte como o alce ou veados. Este é um animal exclusivamente carnívoro que só se alimenta de animais que ele mesmo tenha matado.

         O puma, graças à ação direta do homem, é outro animal ameaçado de extinção. Isto se deve à caça indiscriminada deste animal para se obter sua pele e, principalmente, à destruição do seu habitat. Isto obriga o puma a se aproximar de centros urbanos onde ataca o gado e é morto por pecuaristas. Como tem o hábito de guardar carcaças para se alimentar depois, estas carcaças podem ser envenenadas e, assim, este animal torna-se um alvo fácil.         
           Nos carnívoros a secreção anal produzida por glândulas perianais adere às fezes durante a defecação e possui um odor característico. As fezes são usadas como marcas sensoriais estratégicas por todas as espécies da ordem Carnívora excluindo a família Hyaenidae (GORMAN & TROWBRIDGE 1989, ESTES 1991, ROMO 1995, ARAGONA & SETZ 2001). MACDONALD (1980) propõe que a deposição de fezes pelos carnívoros, principalmente felídeos e canídeos, é importante sinal olfativo e visual na divisão de espaço e recurso. 

Documentário indicado

Puma:  O Felino Dos Andes
O misterioso puma. Apenas alguns poucos sortudos conseguiram colocar os olhos neste magnífico felino dos Andes. Durante dois anos, o cinegrafista de história natural Hugh Miles viveu entre os pumas do Chile, registrando imagens nunca vistas deste esquivo e ardiloso predador. Veja como se formou o laço inédito entre o cinegrafista e uma extraordinária puma que ele batizou de Penny. Sua câmera, equipada com lentes especiais noturnas, revela os hábitos e eventos da vida de Penny. Ela encontra um companheiro e dá à luz três filhotes, que ela guia e protege na luta diária contra a fome e a caça. Você verá a vida selvagem dos Andes pelos olhos de Penny, enquanto ela aproxima-se silenciosamente de um lhama ou dispara atrás de lebres, uma refeição rápida, se conseguir pegá-las. É absolutamente incomum uma criatura totalmente selvagem permitir que um humano chegue tão perto. E Hugh Miles aproveitou ao máximo esta oportunidade rara, para que você agora também possa percorrer o fascinante caminho do puma, o felino dos Andes.
 
Link para download: Bestdocs

Bibliografia:


GORMAN, M.L. & B.J. TROWBRIDGE. 1989. The role odor in the social lives carnivores, p. 57-88. In: J.L. GITTLEMAN (Ed.). Carnivore behaviour, ecology and evolution. Ithaca, Cornell University Press, 644p.
 
ESTES, R.D. 1991. The Behaviour Guide to African Mammals, Univ. California Press, California, 611p.
 
ROMO, M.C. 1995. Food habits of the Andean fox (Pseudalopex culpaeus) and notes on the mountain cat (Puma colocolo) and puma (Felis concolor) in the Rio Abiseo National Park, Peru. Mammalia 59: 335-343
 
ARAGONA M & E.Z. SETZ. 2001. Diet of the maned wolf, Chrysocyon brachyurus (Mammalia: Canidae), during wet and dry seasons at Ibitipoca State Park, Brazil. Journal of Zoology 254: 131136.

Nenhum comentário:

Postar um comentário