quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Leopardo das neves


O Leopardo-das-neves (Uncia uncia) é um felino das altas montanhas, da Família Felidae. Podem ser encontrados nos vales das montanhas da Ásia central, a alturas de 5500 metros, ou ainda na Mongólia, oeste e sul da China, Nepal, Himalaias, Tibete, Afeganistão, Paquistão, quadrados. Este felino vive geralmente debaixo do limite das neves. No Verão, entre os 2700 e os 6000 metros de altitude, já no Inverno desce para os 1000 metros. Graças à sua pelagem densa e os seus sólidos pulmões, não fica afetado pela pouca quantidade de oxigênio do local.

O Leopardo-das-neves possui uma pelagem comprida e espessa, podendo ser cinzento claro ou cinzento creme. A parte inferior da sua pelagem é mais branca enquanto a zona dorsal está cheia de manchas escuras em forma de anéis (separados ou não). O leopardo-das-neves apresenta patas grandes e orelhas curtas e arredondadas. O peso deste leopardo pode chegar entre os 25 e os 50 kg. O seu comprimento varia entre um 1 metro e 1,30 metros. A sua cauda é longa, entre os 90 cm e 1 m de comprimento. Esta ajuda a manter o equilíbrio em zonas mais perigosas.
Um leopardo-das-neves vive dentro de um amplo e bem definido território, mas não defende seu território de forma agressiva quando invadido por outros leopardos-das-neves. Seu território varia muito em tamanho. No Nepal, onde as presas são abundantes, o território pode ser pequeno com cerca de 12-40 km2 e até 5-10 animais são encontrados aqui por 100 km2; enquanto que em habitats com poucas presas, uma área de 1.000 km2 suporta apenas 5 destes felinos. Como outros felinos, os leopardos-das-neves usam marcas de cheiro para definir o seu território. Estes são mais comumente produzidos pela raspagem do solo com as patas traseiras antes de depositar a urina ou fezes, mas também pulverizam a urina em rochas. Avistar um leopardo em estado selvagem é extremamente raro, já que sua pele constitui uma excelente camuflagem. Apesar da dificuldade, é possível encontrá-los em áreas próximas a ocupações humanas. Geralmente, o leopardo-das-neves viaja centenas de quilômetros sozinho.

Leopardos-das-neves (Uncia uncia) são crepusculares, sendo mais ativos ao amanhecer e ao entardecer. São conhecidos por serem extremamente secretos e bem camuflados.
O acasalamento ocorre geralmente no final do inverno. O período de gestação é de 90-100 dias e os filhotes nascem entre Abril e Junho. A fêmea dá à luz uma ninhada de 1-5 filhotes, que pesam 320-567 g. Os filhotes permanecem com a mãe até se tornarem independentes, após cerca de 18-22 meses. Uma vez independentes, eles podem se dispersar por distâncias consideráveis, mesmo atravessando grandes extensões de terreno plano para procurar novos locais de caça. Isso provavelmente ajuda a reduzir a endogamia que seria comum em seus ambientes relativamente isolados. Os leopardos-das-neves se tornam sexualmente maduros aos 2-3 anos, e normalmente vivem por 15-18 anos, embora em cativeiro eles possam viver por até 21 anos. Estes animais são caçadores oportunistas, que podem predar desde um Yak (que pesa mais de 200kg) até um pequeno veado almiscarado (que pesa somente 10kg). Podem predar aves como o faisão ou as pequenas marmotas. Trata-se de um animal pouco estudado, devido a seus hábitos reservados, poucos exemplares, distribuição esparsa e dificuldade das condições de seu habitat. São animais que medem, de cabeça e corpo até 1300mm e a cauda que chega a 1000mm.

O leopardo-das-neves está listado como "ameaçado de extinção" na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Grande parte do declínio da população é atribuída à caça por causa da sua pele muito cobiçada, e pelos ossos que são usados na medicina chinesa. O conflito humano é outro fator que afeta a sua sobrevivência, pois atacam ovelhas, cabras, cavalos e bezerros de iaques.

Os leopardos são muito procurados por sua pele exótica. Embora não se conheça a quantidade exata de indivíduos em estado selvagem, calcula-se que restem cerca de cinco mil exemplares. Assim como os leões, que podem desaparecer dentro de alguns anos, os leopardos-das-neves correm o risco de se tornar apenas uma recordação.

 Referencias bibliográficas
Cat Specialist Group 2002. Uncia uncia. In: IUCN 2006. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. (http://www.iucnredlist.org/search/details.php/22732/all
http://www.zoologico.sp.gov.br Acessado em 8 de agosto de 2012
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário